Inovação

Indústria integrada: como a tecnologia da informação está revolucionando a produção

Conforme mencionado pelo diretor técnico, Júnior Sulzbach, nossa empresa adota o conceito de “Indústria 4.0”, que visa conectar pessoas, processos e tecnologia para criar um ecossistema de produção eficiente. Essa abordagem possibilita novas formas de produzir, permitindo identificar falhas rapidamente…

Conforme mencionado pelo diretor técnico, Júnior Sulzbach, nossa empresa adota o conceito de “Indústria 4.0”, que visa conectar pessoas, processos e tecnologia para criar um ecossistema de produção eficiente.

Essa abordagem possibilita novas formas de produzir, permitindo identificar falhas rapidamente e otimizar a produção, planejamento e logística, ações fundamentais para a competitividade das empresas no mercado atual. “Apenas podemos gerenciar o que medimos. Assim, podemos mostrar aos clientes os resultados por meio de indicadores de desempenho”, explica Sulzbach.

Um exemplo notável é o desenvolvimento e implementação bem-sucedida do nosso software de gestão, MES3, na primeira fábrica de rações da Dália Alimentos, em Encantado. Em apenas alguns meses, a otimização do software, atualização dos acionamentos, substituição de todos os CCMs e melhorias no processo fabril resultaram em um aumento de produtividade de 50%. “Os resultados foram perceptíveis em questão de semanas”, lembra Sulzbach.

Além disso, o MES3 oferece suporte completo e remoto, permitindo solucionar problemas em tempo real e fornecer assistência abrangente aos clientes.

Conforme o gerente de Desenvolvimento de Sistemas, Marcos Vinícius Ribeiro, estamos vivendo a era da indústria integrada, na qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental em todo o processo de produção. “Acompanhamos em tempo real todo o trabalho nas linhas de produção das empresas atendidas. Qualquer problema é detectado imediatamente e podemos buscar soluções”, explica Ribeiro.

Esse nível de controle minucioso permite reduzir custos com mão de obra, consumo de energia elétrica, água e resíduos. Um exemplo disso é o novo modelo de produção implementado na segunda fábrica da Dália Alimentos, que resultou em um aumento de 20% na produtividade apenas com a troca do software.

Nossa tecnologia permite acompanhar todo o processo, desde o laboratório onde as fórmulas são criadas até a chegada da matéria-prima, mistura e produção, e dosagem de microingredientes. “Colocamos todo o processo nas mãos do cliente, permitindo que ele visualize tudo por meio de dispositivos móveis ou computadores”, destaca Sulzbach.

Trabalhe conosco

Junte-se à nossa equipe e faça parte de uma empresa que valoriza o seu potencial e oferece oportunidades de crescimento profissional.

saiba mais