Seu parceiro na jornada 4.0
Qual o seu objetivo com a I.4?
Como é a sua conexão em tempo real na cadeia de valor?
Como você usa sistemas para prever padrões?
Ferramentas
Compreender cada ferramenta para encontrar as melhores oportunidades para a sua empresa
Big Data
Processamento e análise de grandes volumes de dados coletados pelos sensores IoT e outros dispositivos em tempo real para fornecer informações precisas sobre o desempenho da produção e identificar possíveis melhorias.
Cibersegurança
Utilização de sistemas de segurança confiáveis para proteger sistemas e informações de possíveis ameaças e falhas.
Integração de Sistemas
Sinergia entre todo o ecossistema industrial para garantir a gestão integral de experiência, permitindo a automação eficiente dos processos produtivos.
Internet das Coisas (IoT)
Conexão de objetos físicos, ambientes, veículos e máquinas, permitindo o monitoramento e controle remoto em tempo real, como sensores e dispositivos IoT utilizados para coletar dados de produção e controlar máquinas e equipamentos.
Manufatura Aditiva
Produção de objetos tridimensionais por meio da adição de camadas de material, possibilitando a produção rápida de peças personalizadas e protótipos, além de permitir uma maior flexibilidade na produção.
Nuvem
Uso de aplicativos e dados compartilhados entre diferentes localidades e sistemas, permitindo o armazenamento e acesso remoto aos dados em tempo real.
Realidade Aumentada (AR)
Sobreposição de informações digitais em imagens reais, utilizada para fornecer informações em tempo real sobre o desempenho da produção e orientar os trabalhadores na realização de tarefas complexas.
Robótica Avançada
Utilização de robôs inteligentes capazes de realizar tarefas complexas e colaborar com os trabalhadores humanos, aumentando a eficiência e a segurança da produção, especialmente em tarefas repetitivas e com riscos.
Simulação
Utilizada em plantas industriais para análise de dados em tempo real, conectando o mundo físico e virtual, otimizando configurações de máquinas para testes de produtos na linha de produção virtual antes de qualquer mudança real, visando reduzir custos e gerar alta performance.
ÍNDICE ACATECH NA I.4
Tenha clareza sobre sua posição atual, aonde deseja chegar e quais são os caminhos necessários para atingir esse objetivo
Informatização
Introduzir a automação de tarefas manuais e repetitivas por meio da TI para aumentar a eficiência e reduzir erros humanos.
Conectividade
Conectar e integrar sistemas de TI para otimizar processos e aumentar a produtividade.
Visibilidade
Utilizar tecnologias como IoT para coletar e visualizar dados em tempo real, permitindo uma melhor compreensão da operação e tomada de decisões assertivas.
Transparência
Realizar análises de dados e relações de causa-efeito para identificar interações complexas e oportunidades de melhoria.
Previsibilidade
Realizar simulações com base no histórico de dados para prever problemas futuros e agir antes que ocorram.
Adaptabilidade
Automatizar processos completamente, eliminando a necessidade de trabalho manual, além de simular as condições e se adaptar aos processos.
Entender o processo, mapear as ineficiências e tomar decisões
IoT
O MES3 coleta os dados do chão de fábrica por meio da Internet das Coisas.
Nuvem
Os dados coletados com a ajuda da Internet das Coisas são enviados para a Nuvem.
Cibersegurança
Os dados enviados à Nuvem são totalmente protegidos de ataques cibernéticos.
Big Data e Analytics
Após serem enviados para a Nuvem, os dados são processados por meio de Big Data e transformados em informações relevantes para serem analisadas.
Integração de Sistemas
Com a análise das informações, o sistema emite ações para serem executadas por meio da Integração de Sistemas.
MES3
A jornada rumo ao futuro 4.0 começa com o primeiro passo
Digitalização
Concentra os dados de produção.
Conectividade
Coleta informações sobre a produção diretamente das próprias máquinas.
Visibilidade
Fornece visibilidade às informações coletadas, deixando-as disponíveis para você e todos da fábrica, facilitando a tomada de decisão.
Transparência
Torna claro e acessível o acompanhamento do impacto e evolução dos processos, por meio de indicadores bem definidos.
Predição
Prevê se as metas serão alcançadas e identifica com antecedência as possibilidades de ineficiência.
Adaptabilidade
Age em relação às possibilidades de ineficiência identificadas antes mesmo que ocorram ou no menor tempo possível, caso já tenha ocorrido, a fim de minimizar os efeitos negativos.