Seu parceiro na jornada 4.0

Presente, passado e futuro

A Indústria 4.0 é um conceito que se refere à quarta revolução industrial, baseado na automação da produção industrial e tecnologia da informação para manufatura. Essa transformação permite a interação em tempo real em toda a cadeia produtiva, respondendo ao presente e passado, com capacidade de prever tendências futuras, eventos e ações em forma de prescrições, conduzindo a resultados mais eficientes.

O desafio da vez é conectar pessoas, processos e tecnologia

A adoção de ferramentas tecnológicas na produção industrial é crucial para obter um processo mais eficiente, personalizado e flexível. Mas, é fundamental que as empresas se preparem adequadamente para essas mudanças e escolham as ferramentas adequadas às suas necessidades específicas de produção.

Um ponto em comum entre todas essas ferramentas é a captura de dados em tempo real e em abundância. No entanto, o dado isolado não é suficiente para fornecer informações valiosas para a empresa. É necessário que esses dados sejam processados e transformados em informações relevantes, alinhadas ao modelo de negócio e às necessidades específicas de cada empresa.

A transformação cultural é uma peça-chave para acompanhar o período de transformações tecnológicas na produção industrial. É indispensável que as empresas desenvolvam uma cultura analítica, com times preparados para extrair o melhor de cada ferramenta.

E se, neste momento, o desafio é conectar pessoas, processos e tecnologia, o grande diferencial para se destacar no mercado é saber como utilizar os dados para tomar decisões assertivas e otimizar os processos produtivos.

Indústria 4.0:

O porquê é mais importante do que o como

A transformação cultural envolve uma mudança de mentalidade em relação à produção industrial. É fundamental compreender o seu porquê, sendo o primeiro passo para uma transformação bem-sucedida e para a obtenção de resultados cada vez mais expressivos no mercado.

Qual o seu objetivo com a I.4?

Como é a sua conexão em tempo real na cadeia de valor?

Como você usa sistemas para prever padrões?

Ferramentas

Compreender cada ferramenta para encontrar as melhores oportunidades para a sua empresa

A união dos recursos físicos e digitais, conectando máquinas, sistemas e ativos, é um dos principais objetivos da Indústria 4.0, para permitir a produção de itens de maior qualidade a custos reduzidos, além de possibilitar a captura de dados em tempo real e a utilização desses dados para tomada de decisões assertivas.

Big Data

Processamento e análise de grandes volumes de dados coletados pelos sensores IoT e outros dispositivos em tempo real para fornecer informações precisas sobre o desempenho da produção e identificar possíveis melhorias.

Cibersegurança

Utilização de sistemas de segurança confiáveis para proteger sistemas e informações de possíveis ameaças e falhas.

Integração de Sistemas

Sinergia entre todo o ecossistema industrial para garantir a gestão integral de experiência, permitindo a automação eficiente dos processos produtivos.

Internet das Coisas (IoT)

Conexão de objetos físicos, ambientes, veículos e máquinas, permitindo o monitoramento e controle remoto em tempo real, como sensores e dispositivos IoT utilizados para coletar dados de produção e controlar máquinas e equipamentos.

Manufatura Aditiva

Produção de objetos tridimensionais por meio da adição de camadas de material, possibilitando a produção rápida de peças personalizadas e protótipos, além de permitir uma maior flexibilidade na produção.

Nuvem

Uso de aplicativos e dados compartilhados entre diferentes localidades e sistemas, permitindo o armazenamento e acesso remoto aos dados em tempo real.

Realidade Aumentada (AR)

Sobreposição de informações digitais em imagens reais, utilizada para fornecer informações em tempo real sobre o desempenho da produção e orientar os trabalhadores na realização de tarefas complexas.

Robótica Avançada

Utilização de robôs inteligentes capazes de realizar tarefas complexas e colaborar com os trabalhadores humanos, aumentando a eficiência e a segurança da produção, especialmente em tarefas repetitivas e com riscos.

Simulação

Utilizada em plantas industriais para análise de dados em tempo real, conectando o mundo físico e virtual, otimizando configurações de máquinas para testes de produtos na linha de produção virtual antes de qualquer mudança real, visando reduzir custos e gerar alta performance.

Integração da IA na Indústria 4.0

A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia amplamente utilizada para apoiar diversos pilares da Indústria 4.0. A capacidade dos sistemas computacionais de aprender e realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana, como reconhecimento de padrões e tomada de decisão, permite a otimização da produção e a detecção de falhas, além de possibilitar a manutenção preditiva.

ÍNDICE ACATECH

Pilares de uma abordagem inovadora na produção e gestão

A ACATECH (Academia Alemã de Ciências e Engenharia) desenvolveu uma abordagem inovadora de produção e gestão que divide a empresa em quatro áreas estratégicas, cada uma com duas vertentes: posicionamento de mercado (segmentação/diferenciação), desenvolvimento de tecnologia (pesquisa/aplicação), organização e processos (eficiência/flexibilidade) e cultura e pessoas (liderança/aprendizado contínuo). Para cada área, há cinco tipos de funcionalidades: operação, gestão, planejamento, inovação e integração.

Essa abordagem permite que as empresas avaliem seu nível de maturidade tecnológica e identifiquem oportunidades de melhoria em cada área. Trata-se de uma ferramenta que mede o nível de maturidade tecnológica da indústria, fornecendo um diagnóstico empírico e fundamentado em dados e interação com milhares de empresas na Alemanha e no mundo.

Com essa abordagem, as empresas podem identificar suas forças e fraquezas em relação à concorrência e obter insights valiosos para aprimorar seus processos produtivos e se destacar na Indústria 4.0.

ÍNDICE ACATECH NA I.4

Tenha clareza sobre sua posição atual, aonde deseja chegar e quais são os caminhos necessários para atingir esse objetivo

Informatização

Introduzir a automação de tarefas manuais e repetitivas por meio da TI para aumentar a eficiência e reduzir erros humanos.

Conectividade

Conectar e integrar sistemas de TI para otimizar processos e aumentar a produtividade.

Visibilidade

Utilizar tecnologias como IoT para coletar e visualizar dados em tempo real, permitindo uma melhor compreensão da operação e tomada de decisões assertivas.

Transparência

Realizar análises de dados e relações de causa-efeito para identificar interações complexas e oportunidades de melhoria.

Previsibilidade

Realizar simulações com base no histórico de dados para prever problemas futuros e agir antes que ocorram.

Adaptabilidade

Automatizar processos completamente, eliminando a necessidade de trabalho manual, além de simular as condições e se adaptar aos processos.

MES3: SEU PARCEIRO NA JORNADA 4.0

Transformação cultural adequada e o uso das ferramentas certas

Nossa plataforma de gestão, MES3, estabelece a conexão essencial entre a planta fabril e a gestão, utilizando recursos como coleta de dados por meio da IoT, Nuvem, Cibersegurança, Big Data e Integração de Sistemas.

Ao ser integrado ao sistema de sua indústria, o MES3 elimina as lacunas entre gerência e operação, impulsionando a eficiência e qualidade das entregas, reduzindo os custos operacionais e proporcionando maior precisão na tomada de decisões. Além disso, promove a sinergia de todo o ecossistema industrial, garantindo uma gestão integral da experiência.

Com recursos avançados de análise e visualização de dados, possibilita que você obtenha insights valiosos para aprimorar seus processos produtivos e aumentar sua competitividade no mercado.

MES3

A jornada rumo ao futuro 4.0 começa com o primeiro passo

Desenvolvido de forma personalizada para atender às demandas específicas da sua empresa e alinhado com as transformações trazidas pela Indústria 4.0, para que a sua empresa se mantenha competitiva e aproveite ao máximo as oportunidades oferecidas pela nova era da manufatura.

Com a missão de aumentar a produtividade e eficiência, reduzir custos e tempo de produção da sua indústria, acompanha a jornada rumo ao futuro proposta pelo Acatech.

STW

Lembre-se: a jornada rumo ao futuro 4.0 começa com o primeiro passo

Com nossas soluções personalizadas, é possível acompanhar a jornada rumo ao futuro 4.0, aumentando a produtividade e eficiência da sua indústria, reduzindo custos e tempo de produção e se mantendo competitivo na Indústria 4.0.

Mes3

Conheça mais sobre a nossa Plataforma MES3.

quero conhecer mais

Trabalhe conosco

Junte-se à nossa equipe e faça parte de uma empresa que valoriza o seu potencial e oferece oportunidades de crescimento profissional.