É com grande satisfação que anunciamos nossa participação no Projeto de COCRIAÇÃO entre a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a STW, uma iniciativa dedicada a impulsionar o desenvolvimento e a implementação de soluções da Indústria 4.0 no setor de erva-mate nas regiões do Vale do Taquari e Rio Pardo. Este projeto representa um passo significativo em direção à inovação e ao avanço tecnológico, com o potencial de transformar a indústria local e impulsionar o crescimento econômico sustentável na região.
A Unisc junta-se ao nosso time de parceiros para reforçar nosso compromisso com a educação e P&D. Estamos começando com o pé direito ao embarcar em um projeto que visa impulsionar o setor que representa a cultura do Rio Grande do Sul. A erva-mate está enraizada nos lares dos gaúchos há muitas gerações, e ter a oportunidade de participar ativamente desse processo de transformação nos enche de orgulho.
O projeto se concentra em empresas que estão no estágio inicial de maturidade, conforme o modelo ACATECH, ou seja, no estágio de Informatização. Existem várias oportunidades nas áreas de automação, coleta, armazenamento e análise de dados.
Desenvolvemos uma solução visando a automação inteligente com captação de dados nos processos produtivos, através da nossa plataforma MES3, que nessa fase inicial do projeto será responsável por registrar as informações e organizá-las em relatórios/históricos, conforme a necessidade do negócio. Dessa forma, proporcionaremos o avanço do estágio de Informatização para o estágio de conectividade e visibilidade no nível de maturidade ACATECH, abrindo um universo de possibilidades para a proposição de soluções futuras.
Através dessa iniciativa, em um futuro próximo o MES3 possibilitará alcançar níveis mais altos do ACATECH, oferecendo gerenciamento de desempenho das máquinas para otimização da produção, análise da qualidade das folhas, incluindo medição de umidade para garantir consistência e excelência do produto, implementação de medidas de eficiência energética para redução do consumo e impacto ambiental, bem como o desenvolvimento de tecnologias adaptativas. Assim como a análise dos efeitos das flutuações climáticas nas plantações e estratégias para mitigar esses impactos, visando preços competitivos no mercado interno e diferenciação da erva-mate brasileira.
O futuro já está aqui; ESG (Ambiental, Social e Governança) já é indispensável para as empresas, e com esta iniciativa, será possível incluir redução de emissões, busca pela neutralidade de carbono, geração de relatórios e conformidade com padrões de sustentabilidade no futuro, representando uma oportunidade significativa para o setor.
Nesse cenário futuro o MES3 passa a entregar os níveis mais altos do ACATECH, à medida que o processo produtivo ganha complexidade, ele se adapta e apresenta novas formas e funcionalidades.
A implementação de soluções de Indústria 4.0 pode impulsionar a eficiência, produtividade e competitividade das empresas locais, contribuindo para o crescimento econômico da região. Que por sua vez resulta na criação de novos empregos qualificados e oportunidades de capacitação profissional para os membros da comunidade, promovendo assim o desenvolvimento econômico e social local.
Nossa parceria com a Unisc nos impulsiona na direção de uma transformação positiva, alinhada com os princípios de sustentabilidade, inovação e progresso. Juntos, estamos construindo um legado de inovação e preservação, preparando o terreno para um amanhã melhor e mais promissor para toda comunidade.
Conteúdos relacionados: